Você provavelmente conhece alguém que está passando por uma situação estressante, ou talvez você esteja em uma situação assim agora e esteja procurando maneiras de enfrentar e gerenciar o sentimento.
O estresse afeta a todos e é uma reação natural do nosso cérebro e do nosso corpo às demandas ou fatores de estresse. Aprender a administrá-lo é importante para nosso bem-estar geral!
De acordo com o relatório anual ‘Stress in America’, da American Psychological Association, dinheiro e trabalho continuaram a ser um fator de estresse significativo em 2018. Uma descoberta interessante, entretanto, foi uma maior tolerância ao estresse em todas as gerações.
Verdade seja dita, nem todo estresse é ruim. Na verdade, o estresse é uma forma de nos defendermos de perigos ou ameaças repentinas. A reação do nosso corpo ao estresse nos ajuda a sentir mais alertas, focados e motivados.
A chave é gerenciar o estresse com eficiência, pois caso ele se torne crônico, pode prejudicar nossa mente e nosso corpo.
Gerenciando o estresse por meio de uma alimentação saudável
Nosso sistema imunológico exige quantidades adequadas de sono, exercícios e boa nutrição. Infelizmente, o estresse que permanece por um longo período pode levar à fadiga e afetar negativamente nosso humor, dificultando as escolhas referentes a um estilo de vida saudável.
Muitas pessoas tendem a comer demais em momentos de estresse, optando por alimentos que são rápidos e reconfortantes, geralmente cheios de gordura, sal e açúcar. E se você está usando cafeína em excesso ou ingerindo cafeína à noite para melhorar seu humor e energia, provavelmente prejudicará seu sono também.
Estar atento ao que você come, especialmente em momentos mais estressantes, pode ajudá-lo a controlar os níveis de estresse e mudar a maneira como você reage a ele.
Aqui estão algumas dicas para uma alimentação saudável:
Evite Lanches Desnecessários
Alimentos reconfortantes com alto teor calórico podem estimular a liberação de certas substâncias químicas no cérebro, que nos fazem sentir recompensados, porém, apenas a curto prazo. Esses alimentos também nos fazem querer continuar comendo e, em um ciclo vicioso, comer em excesso pode levar ao ganho de peso, o que aumenta o estresse psicológico. Guloseimas açucaradas como sorvete também podem te dar um momento de bem-estar temporário, mas é sempre momentâneo e pode levar posteriormente a uma piora.
Se você sentir necessidade de comer, procure alimentos nutritivos, duros e crocantes, que podem ajudar a aliviar o estresse ao colocar os músculos da mandíbula para trabalhar. Lanches alternativos incluem amêndoas, nozes ou cenouras, por exemplo.
Coma Regularmente, Não Pule Refeições
Quando você está estressado, é fácil adiar as refeições ou até mesmo pulá-las completamente, entretanto, com isso, seu humor e níveis de energia serão afetados. Os níveis de açúcar no sangue podem cair, levando ao aumento do estresse. Se o estresse tirar o seu apetite, experimente comer pequenas quantidades de comida com mais frequência durante o dia.
Além disso, lembre-se de manter as refeições agradáveis e separadas do trabalho ou de outras fontes de estresse. Se você está comendo em uma mesa enquanto trabalha, ou pagando contas enquanto janta, algo tem que mudar. Reserve um pouco mais de tempo para diminuir o ritmo e relaxar enquanto come. Dessa forma, você provavelmente comerá menos e se divertirá mais.
Faça Atividades Físicas
O exercício é um ótimo calmante. Quando você se exercita, seu corpo libera endorfinas que naturalmente fazem você se sentir bem. Para algumas pessoas, exercícios mais suaves e de baixa intensidade como yoga, pilates ou caminhadas relaxantes no parque são o melhor remédio para o estresse. Outros preferem exercícios de alta intensidade, como corridas ou sprints.
Independente do exercício que faça você se sentir bem e realizado, é importante tentar realizá-lo em casa. Consulte o nosso Portal Herbalife Nutrition Fitness para rotinas de treino de todos os níveis! Você pode começar praticando estes exercícios simples:
Não Se Esqueça De Dormir
O sono ajuda nosso corpo a entrar em modo de reparo, renovando nossas células, e quando não dormimos o suficiente, liberamos mais cortisol do que o normal. Por ser um hormônio do estresse, em excesso pode nos deixar com uma aparência cansada e estressada. Ou seja, é vital para todo o nosso corpo ter uma boa noite de descanso para ajudar a aliviar o estresse psicológico.
Coletivamente, nutrição, exercícios e sono promovem uma saúde melhor e, embora não eliminem as situações estressantes, podem ajudá-lo a gerenciar melhor os níveis de estresse e a alcançar um melhor bem-estar geral.