Hoje em dia, por muitos estudos, já sabemos que ter uma vida saudável depende muito dos hábitos alimentares.
A maioria das doenças está ligada a má alimentação e ao estresse.
Para ter uma alimentação adequada é preciso quebrar o hábito de comer fora de casa e pegar gosto pela cozinha.
Temos estudos comprovando que a boa alimentação ajuda inclusive no combate a depressão e a ansiedade, o problema de comer em restaurantes é que não sabemos de que maneira foi preparado e na maioria das vezes optamos em comer o que é mais fácil e rápido como fastfood.
Vamos dar algumas dicas ao longo desse artigo de como ter uma alimentação saudável e também deliciosa. Afinal de contas comer é um prazer e comer coisas saudáveis pode ser muito gostoso também.
Cozinhe em casa e use alimentos naturais
Usar temperos naturais é muito saudável. Em primeiro lugar eles deixam os alimentos saborosos e até com mais cor, mas, além disso, são saudáveis e tem funções extraordinárias para nossa saúde.
Os temperos prontos que costumamos comprar nos mercados para facilitar a nossa vida contem muito conservantes, excesso de sódio e não fazem bem para a saúde.
Já os naturais podem combater doenças como câncer, alergias e muitas outras.
Temos uma variedade de temperos para escolher e rechear a mesa com saúde. Pimenta do reino, Pimenta calabresa, cominho, salsa, alho, cebola, cebolinha, coentro entre tantos outros saborosos e saudáveis.
No preparo dos alimentos, diminua o consumo de óleo. O uso de óleos deve ser regrado. Não é saudável o consumo exagerado de óleos e principalmente os óleos de soja.
Existem alguns que são saudáveis para a saúde e podem ser consumidos com moderação sem preocupação.
O óleo de coco e o óleo de girassol são bastante indicados, principalmente para quem precisa controlar colesterol e triglicérides.
Abuse dos alimentos crus
Os alimentos crus também são a grande pedida. Nossa natureza é vasta de alimentos saborosos e no Brasil as opções são gigantescas.
Quanto mais crus consumir, mais saudáveis é.
Na internet é possível encontrar centenas de receitas de salada, e todas além de coloridas lindas, são saudáveis, com baixo indicie calórico e recheado de vitaminas e fibras.
Imagine agora uma salada cheia de rúcula com tomate, brócolis e alface, cenoura ralada para dar cor, temperada com pimentão, pimenta do reino, salsinha e cebolinha. Um fio de azeite frio e sal a gosto. Hum… Já me deu agua na boca!
Os alimentos crus contem mais vitaminas e fibras que os alimentos cozidos. Além de saudável, dão mais saciedade.
Os consumos de carnes também merecem a atenção. As carnes são alimentos essenciais, precisamos das proteínas. Mas o consumo deve ser com cuidado também.
Para uma vida mais saudável, as carnes brancas são mais indicadas e mais leves.
O consumo constante de carne vermelha pode aumentar o acido úrico e ajudar no aparecimento de pedras nos rins e vesícula. Assadas e cozidas são mais indicadas do que as carnes fritas no óleo.
O tempero também é essencial que seja com produtos naturais, evitar usar amaciantes e temperos prontos, com índice alto de sódio e conservantes.
Combine os alimentos certos com base em uma tabela nutricional
Para ter uma alimentação saudável é preciso cozinhar e escolher os alimentos mais indicados para sua saúde. Basta saber combinar os alimentos e ter um prato mais variável possível de vitaminas e fibras. Use uma tabela nutricional, que você encontra na internet, para conhecer cada alimento e sua composição.
Os carboidratos devem sempre ser consumidos em quantidade menos, as verduras devem sempre ser a maior quantidade e o consumo de legumes também. Já as carnes podem ser consumidas, mas com certa moderação, evitando as frituras.
Espero que tenham gostado das dicas. E nos conte pelos comentários como foi sua experiência na cozinha com nossas dicas.
Uma vida saudável é apenas uma questão de bons hábitos alimentares e exercícios físicos.
Com a correria do dia a dia parece difícil conciliar os dois, mas podemos cozinhar marmitas para a semana toda, preparar saladas rápidas e fazer ao menos 20 minutos de exercícios em casa. O que acha?