Tendências fitness são sempre um assunto que chama atenção. As pessoas querem saber quais são os melhores exercícios, aplicativos ou programas de treinamento em casa que as ajude a entrar em forma da melhor maneira.
No momento, as principais tendências do mundo fitness podem ser divididas em dois grupos principais: holístico e funcional.
A aptidão holística envolve yoga, pilates e alongamento. Esses tipos de exercício não apenas desenvolvem força, mas também podem lidar com uma boa postura, equilíbrio, respiração e relaxamento.
As atividades funcionais de condicionamento físico giram em torno de exercícios com uma duração moderada, geralmente entre 30 e 45 minutos, e são realizados, na maior parte, apenas com o peso do seu corpo ou usando equipamentos de pequena escala, como halteres, kettlebells ou TRX. Esses tipos de exercícios são ótimos para fazer em casa, pois exigem pouco ou nenhum equipamento.
Para discutir mais sobre os exercícios funcionais, convidamos dois de nossos membros internacionais do Conselho Consultivo de Fitness – Salvatore Nocerino, da Itália, e Anca Bucur, da Romênia – para falar sobre alguns de seus exercícios favoritos: treinamento intervalado e cross training.
Benefícios do treinamento intervalado e dos exercícios HIIT
O treinamento intervalado consiste em períodos alternados de atividades de alta e baixa intensidade com períodos de descanso misturados e pode ser feito de várias maneiras: usando pesos, acessórios fitness ou apenas o seu próprio corpo.
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um estilo muito popular na categoria, onde são realizados exercícios na capacidade máxima, normalmente por 20 segundos, seguidos de 10 segundos de descanso, alternando por um total de 4 minutos. Você completa 8 rodadas para um treino intenso completo. Listamos as principais razões pelas quais os exercícios HIIT são tão eficazes:
- Os treinos HIIT podem ajudá-lo a perder gordura e construir músculos, e você pode fazê-los no conforto de sua casa.
- Eles melhoram sua saúde cardiovascular e sua força muscular.
- Você pode variar os intervalos e o tempo de descanso para treinar efetivamente de forma anaeróbica (com foco na força) ou aeróbica (com foco nocardio).
- Você queima mais calorias em um curto período, o que economiza muito tempo, além de ser um treino eficaz.
- Aumenta o metabolismo ao estimular a produção do hormônio do crescimento humano, responsável pelo aumento da queima calórica.
Se você deseja iniciar o treinamento intervalado, confira esta rotina de HIIT:
Benefícios do Cross Training
O cross training consiste em exercícios com diferentes modos para desenvolver um componente específico de condicionamento físico. Estimula todo o corpo, estabelecendo rotinas de treinamento de média-alta intensidade que, intercaladas com períodos de descanso, desencadeiam uma série de respostas metabólicas que resultam na queima de gordura durante o pós-treino.
Pode ser usado para completar os treinos de quem pratica esportes intensamente, pois melhora o desempenho e ajuda a prevenir lesões. Também é ideal para quem não pratica esportes regularmente, mas simplesmente deseja entrar em forma. Aqui estão algumas razões pelas quais o cross training é eficaz:
- Melhora a sensação de movimento e posição corporal.
- Aumenta a eficiência de todo o corpo, tanto no que diz respeito ao desempenho como ao bem-estar.
- Ativa os músculos de forma completa e natural por meio de atividades fáceis de realizar e aprender, baseando-se em padrões de movimento que surgem naturalmente.
Misturar e combinar exercícios – uma variedade de cardio, força e alongamento – ajuda a melhorar a potência e a eficiência.
Se você deseja iniciar o cross training, considere exercícios de alta sinergia. Esses exercícios eficazes e eficientes colocam em ação várias cadeias cinéticas diferentes, utilizando uma variedade de grupos musculares. O burpee é um ótimo exemplo disso.
O burpee é um dos exercícios mais completos. É composto por uma série de outros exercícios de extrema importância: agachamentos, flexões, abdominais e saltos.
Preste muita atenção à biomecânica dos exercícios básicos para garantir que eles te levem a níveis mais elevados de desempenho e condicionamento.