Compulsão alimentar: como controlar esse inimigo

Entenda os sinais do seu corpo para uma possível compulsão alimentar. 

Ataques de comilança, transtorno do comer compulsivo ou compulsão alimentar podem ser caracterizados pela perda de controle sobre o ato de comer, mesmo sem sentir fome e até ficar desconfortavelmente cheio! 

Geralmente, esses atos são feitos em horários em que ninguém está vendo, pois o indivíduo sente vergonha pela maneira como devora a comida. No período de inverno, as compulsões são mais comuns. 

Esse transtorno alimentar é um dos maiores inimigos do controle de peso, da boa alimentação e da saúde como um todo. Lidar bem com esse desafio é um dos passos principais para adotar um estilo de vida saudável e ativo. 

Para isso, usamos estratégias nutricionais e também comportamentais. Fazer 3 refeições principais e 3 lanches saudáveis é a primeira atitude a ser tomada.  

Nas refeições principais, o ideal é ingerir de 18 a 25 g de proteína, além de fibras. Exemplo disso é um grelhado ou omelete com saladas ou o seu shake favorito, corretamente preparado. Para os lanches, inclua frutas, verduras, ovos, barras de proteínas ou sopas instantâneas, para evitar assim os picos de fome. 

Além disso, tomar muita água, Herbal Concentrate, que é uma bebida com baixas calorias ou a receita Fiber Mix também pode ajudar. Quando der aquela vontade forte de comer um doce, opte por uma fatia de abacaxi com canela ou uma saborosa barra de proteína. 

Finalmente, anotar tudo o que come, bebe e como está o seu humor em cada refeição é uma medida comportamental que certamente irá auxiliar a manter o ato de comer sob controle e evitar os ataques de comilança. 

 

Autor: Dr. Nataniel Viuniski 

Médico nutrólogo, especializado em obesidade.’ Membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *